PUNTÍ, Jordi. Animais Tristes. [Animals tristos] Trad. Miranda das Neves. Lisboa: Editorial Teorema, 2010. ISBN 978-972-695-918-2
Sinopsi / Sinopse:
Animais Tristes apresenta um mosaico extraordinário de personagens que são vítimas do frágil equilíbrio do amor. As histórias que compõem esta comédia humana têm todas a mesma atmosfera e revelam-nos com precisão as pequenas grandes convulsões que a vida dos casais esconde: ilusões e ressentimentos, recordações funestas e terapias contra a solidão, fracassos latentes e existências apagadas como um domingo à tarde animam este retábulo da Barcelona actual, afinal reflexo do nosso mundo. Jordi Puntí confirma neste livro a sua maturidade literária. Com uma prosa dúctil e precisa, veste os seus personagens com ironia e ternura, para depois os desnudar com uma aguda capacidade de observação. Sob o seu olhar, todos eles confluem na tristeza insondável que os inunda depois do amor. Tal como diziam os antigos, Post coitum, animal triste.
Sobre l'autor / Sobre o autor:
Jordi Puntí nasceu em Manlleu, em 1967, e é licenciado em Filologia Românica. Em 1998 publica a sua primeira recolha de contos, Pell d’armadillo, que ganhou o Prémio da crítica Serra d’Or. Além de Animais Tristes, publicou Set dies al vaixell de l’amor e Maletes perdudes. Os seus livros estão traduzidos para castelhano, francês, italiano, alemão e croata. Colabora no jornal El Periódico, na revista L’Avenç e na Rádio Barcelona. Três dos contos de Animais Tristes foram adaptados ao cinema pelo realizador Ventura Pons.
Més informació / Mais informações em:
http://www.lletra.com/es/autor/jordi-puntihttp://www.editorialempuries.cat/ca/autor/jordi-punti_558.html
http://www.xtec.cat/~jducros/Jordi%20Punti.html
Cap comentari:
Publica un comentari a l'entrada
Nota: Només un membre d'aquest blog pot publicar entrades.